Duração
4 anos
Certificado
Curso com certificado e selo de garantia FacUnicamps
O curso de Matemática trata da área da ciência que estuda a aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, estatística e cálculo, procurando regularidades ou padrões em quantidades, estruturas, espaços e variáveis. A Matemática pode ser subdividida em Matemática Pura, Aplicada, Discreta e Fundamentos e Filosofia.
O projeto pedagógico foi pensado para ampliar sua capacidade de raciocínio lógico e postura crítica ante os desafios gerados pelas transformações da sociedade. O curso promove sólida base de conteúdo matemático que expande sua capacidade de formular, interpretar e resolver problemas, trabalhando na interface da matemática com diversos campos do saber e suas tecnologias.
Não é à toa que a Física, Engenharias, Ciências Econômicas, Humanas, Biológicas e Sociais bebem há muito tempo da mesma fonte: a matemática!
MERCADO DE TRABALHO
O curso de Matemática prepara os graduandos (as) para a pós-graduação (mestrado e doutorado) rumo a carreiras no ensino superior e em centros de pesquisa, ocupando-se de pesquisa básica ou aplicada.
Também qualifica o estudante para atuar em áreas fora do ambiente acadêmico, em que o raciocínio abstrato seja ferramenta indispensável, como centros de processamento de dados em empresas públicas ou privadas, no planejamento econômico, em processos de produção, na indústria, em bancos, seguradoras, mineradoras, logística, empresas de telecomunicações, etc., ou seja, em serviços que exijam modelagem matemática.
DIFERENCIAIS
Atividades colaborativas com tutores e professores, material didático digital, corpo docente formado por professores, mestres e doutores, tutores online à disposição dos alunos, Plataforma Blackboard de aprendizagem disponível 24 horas e atividades interativas individuais e em grupo promovendo a aprendizagem interdisciplinar são alguns dos diferenciais do curso de Matemática da FacUnicamps.
As vantagens de ser aluno EAD: você faz sua Faculdade de Matemática quando e onde quiser, basta ter um computador, notebook, smartphone ou tablet e acessar a nossa plataforma virtual. O valor das mensalidades é bem menor que o da modalidade presencial e o diploma é igualmente válido e reconhecido pelo MEC.
Curso | MATEMÁTICA - EAD | ||||
Duração | 4 ANOS | ||||
Tipo | Licenciatura | ||||
PERÍODO | DISCIPLINAS | CHS | CHT | CHP | TOTAL |
1 | Ambiente Virtual de Aprendizagem | 3 | 60 | 60 | |
Fundamentos Filosóficos e sociológicos da Educação | 3 | 60 | 60 | ||
Língua Portuguesa | 3 | 60 | 60 | ||
Matemática Básica | 3 | 60 | 60 | ||
Pesquisa e Prática Pedagógica I – Gestão da Carreira | 3 | 60 | 60 | ||
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 3 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL (SEM ATIV COMPLEM) | 360 | ||||
2 | Didática I | 3 | 60 | 60 | |
Geometria analítica e álgebra linear | 3 | 60 | 60 | ||
História da Matemática | 3 | 60 | 60 | ||
Metodologia científica | 3 | 60 | 60 | ||
Pesquisa e Prática Pedagógica II – A Escola | 3 | 60 | 60 | ||
Pré-cálculo | 3 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL (SEM ATIV COMPLEM) | 360 | ||||
3 | Cálculo diferencial e integral I | 3 | 60 | 60 | |
Física Geral | 3 | 60 | 60 | ||
Fundamentos e Métodos do Ensino da matemática | 3 | 60 | 60 | ||
Matemática financeira | 3 | 60 | 60 | ||
Pesquisa e Prática Pedagógica III – A Educação Infantil | 3 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL (SEM ATIV COMPLEM) | 300 | ||||
4 | Estatística e probabilidade | 3 | 60 | 60 | |
Equações diferenciais e séries | 3 | 80 | 80 | ||
Avaliação da Aprendizagem | 3 | 60 | 60 | ||
Fundamentos de Geometria | 3 | 80 | 80 | ||
Educação de Jovens e Adultos | 3 | 60 | 60 | ||
Pesquisa e prática pedagógica IV – O Ensino Fundamental | 3 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL (SEM ATIV COMPLEM) | 400 | ||||
5 | Currículo e Desafios Contemporâneos | 3 | 60 | 60 | |
Cálculo numérico | 3 | 60 | 60 | ||
Álgebra | 3 | 60 | 60 | ||
Educação de Jovens e Adultos | 3 | 60 | 60 | ||
Estágio supervisionado I | 3 | 100 | 100 | ||
Pesquisa e prática pedagógica V – O Ensino Médio | 3 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL (SEM ATIV COMPLEM) | 400 | ||||
6 | Variáveis Complexas | 3 | 60 | 60 | |
O professor e seus contextos cotidianos | 3 | 60 | 60 | ||
Educação Inclusiva | 3 | 60 | 60 | ||
Laboratório de ensino de matemática | 3 | 60 | 60 | ||
Estágio supervisionado II | 3 | 100 | 100 | ||
Pesquisa e prática pedagógica VI -A EJA | 3 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL (SEM ATIV COMPLEM) | 400 | ||||
7 | Análise Real | 3 | 60 | 60 | |
Tecnologias Educacionais | 3 | 60 | 60 | ||
LIBRAS | 3 | 60 | 60 | ||
História da África e cultura Afrodescendente | 3 | 60 | 60 | ||
Estágio Supervisionado III | 3 | 100 | 100 | ||
Pesquisa e prática pedagógica VII -A Educação Inclusiva | 3 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL (SEM ATIV COMPLEM) | 400 | ||||
8 | Disciplina Optativa | 3 | 60 | 60 | |
Sociologia, Antropologia, Relações Étnico-Raciais E Indígenas | 3 | 60 | 60 | ||
Tendências em Educação Matemática | 3 | 60 | 60 | ||
TCC | 3 | 60 | 60 | ||
Estágio supervisionado IV | 3 | 100 | 100 | ||
Pesquisa e prática pedagógica VIII – Os Espaços não escolares | 3 | 60 | 60 | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL (SEM ATIV COMPLEM) | 400 | ||||
Carga Horária Total | 3040 |